TÉCNICAS CONSTRUTIVAS

SERVIÇOS PRELIMINARES DE CONSTRUÇÃO


A obra de construção de edifícios tem seu início propriamente dito, com a implantação do canteiro  de obras.  Esta implantação,  requer um projeto específico, que deve ser cuidadosamente elaborado a partir das necessidades da obra e das condições do local de implantação.

 Porém,  antes mesmo  do início da implantaç ão do canteiro,  algumas  atividades  prévias, comumente necessárias, podem estar a cargo do técnico de edificaçõess. Tais atividades são usualmente denominadas "Serviços Preliminares" e envolvem, entre outras atividades: a verificação da disponibilidadde instalações provisórias; as demolições, quando existem construções remanescentes no local em que será construído o edifício; a retirada de entulho e também, o movimento de terra necessário para a obtenção do nível de terreno desejado para o edifício.


LOCAÇÃO  DE OBRAS   

Considerando-se que o movimento de terra necessário para implantação do edifício tenha sido realizado e que o projeto do edifício forneça elementos suficientes, pode-se dar início à construção.

 

O primeiro passo é passar o edifício que "está no papel" para o terreno. A esta atividade - se o nomde LOCAÇÃO  DO EDIFÍCIO,  isto é, transfere-se  para  o terreno  o que foi projetado em escala reduzida.

 

Existem  diferentes  métodos  de locação,  que usualmente  variaem funçãdo tipo de edifício.  Fica  claro  que  deva  ser  diferente  locar  um  "shopping  center"  horizontal  de   de área,  um edifício  de múltiplos  pavimentos  de 20x25m²  de área ou uma habitação térrea de 10x15m2 de área.



 PATOLOGIA NAS  CONSTRUÇÕES   Introdução

    As obras de construção civil  após concluídas  devem atender as  utilizações e exigências para que foram projetadas. O suporte das cargas imposta no projeto devem ser sempre avaliadas, pois a construção pode ao longo do tempo apresentar sérios problemas de manutenção.

    Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária.  leia mais



Comments